Antepasto: pão italiano quente (torrada) com pasta de alho e parmesão (com sugestão de harmonização CALIZA 2006 – Marques de Griñon)

Fim de semana passado estive na casa do Chef Bilu. Na espera dos demais convidados, sua cunhada fez – com extrema rapidez – um antepasto simples e muito delicioso: pão italiano quente (torrada) com pasta de alho e parmesão. O processo todo (do primeiro passo até a torrada estar na boca) não demorou mais que 15 minutos e caiu com uma luva para a ocasião, até porque o dia estava meio frio (perfeito para uma torrada com pasta quente).

Pedi a Márcia (cunhada do Chef Bilu) a receita do antepasto, pois a simplicidade da torrada me surpreendeu. Atendido o pedido, para os amigos do blog, segue a receita:

Receita do antepasto: torrada de pão italiano com alho e parmesão

Ingredientes:

  • Alho
  • Azeite
  • Queijo parmesão
  • Pão italiano
  • Manteiga

Primeiro passo (Preparo da pasta de alho):

  • Descascar alguns dentes de alho e juntar com um pouco de azeite.
  • Não acrescentar sal.
  • Bater no liquidificador até formar a pasta.
  • Obs.: Se achar que a pasta de alho ficou muito forte ou densa, puxando demais para o alho, coloque uma cebola e um pouco mais de azeite e bata novamente (em hipótese alguma coloque sal).

Segundo passo (Preparo do Pão)

  • Misturar a pasta com um pouco de Manteiga (agora sim, com sal), até ficar cremoso.
  • Depois, espalhe e passe sobre o pão italiano (fatiado, mais ou menos, com  largura de um centímetro)
  • Logo após, polvilhe com queijo parmesão (se possível ralado na hora).
  • Levar ao forno por alguns minutos até corar (o tempo vai variar de acordo com o seu forno – pode ser elétrico – mas deve ser algo por volta de cinco minutos em potência ou calor alto).
  • Servir assim que retirar do forno, ainda quente.
  • Obs.: Se quiser, pode colocar poucas folhas de manjericão (sem excessos) em cima da torrada.

Harmonização

O alho costuma ser um problema nas harmonizações, mas neste caso o queijo parmesão de boa qualidade (ralado na hora) conseguiu neutralizar os efeitos do alho que não competiram com o vinho (ao contrário, o alho e o parmesão se completaram muito bem).

A harmonização que fizemos (por acaso e que se demonstrou perfeita) foi com o vinho espanhol CALIZA, um corte de Syrah com Petit Verdot, safra 2006, com potentes 15º de graduação alcoólica (arredondados após 10 meses de barrica). Trata-se de exemplar proveniente da região Domínio de Valdepusa (Marques de Griñon). No Brasil é importado pela Winebrands e é vendido na faixa de R$ 89,00 (vale cada centavo). Vide link do importador: http://www.lojawinebrands.com.br/detalhe.asp?id=230.

A conjugação do antepasto com o vinho acima ocorreu por acaso, mas pude observar que o CALIZA (vinho mais simples do produtor – Marques de Griñon) é um vinho que vai bem com “tapas”, ou seja, os aperitivos e antepastos de potência servidos na Espanha, justificando o bom casamento que ocorreu.  Assim, registramos não só a boa receita, mas o também bom vinho que acompanhou, pois é um espanhol que vale conferir (até mesmo diante da sua vocação para combinar com pratos fortes, antepastos ou não).

Confira as receitas do Chef Bilu com harmonizações no blog:


Texto na categoria Chef Bilu, Dicas de Vinhos, Gastronomia, Harmonização, Receitas. Link permanente.

4 Responses to Antepasto: pão italiano quente (torrada) com pasta de alho e parmesão (com sugestão de harmonização CALIZA 2006 – Marques de Griñon)

  1. Marcelo Pacheco Machado escreveu:

    Mazzei,

    Não conhecia seu blog ainda. Muito bom mesmo. Simples, mas profundo.

    abs.

    Marcelo P. Machado

    • mazzeimazzei escreveu:

      Pacheco,
      Obrigado pela visita.
      O blog não chega a ser profundo. Na verdade é um espaço democrático, em que há assuntos variados (harmonizações, dicas de vinhos, viagens, humor) – muitos tratados bem superficialmente (como é o caso do humor). Há, de fato, alguns textos mais extensos, mas estes são assim em razão da boa plataforma que permitem para escrever (o que adoro, como você bem sabe). Abraços, Mazzei
      Obs.: Mande as suas sugestões

  2. Mariana escreveu:

    Ei Mazzei!
    Seu blog esta super interessante. Amanha mesmo farei a receita da batata recheada com vinhos italianos, pois estou aqui em Roma acompanhado Pedro Ivo que esta fazendo doutorado na Roma TRE. A proposito, ele esta pedindo dicas de vinhos italianos, viniculas para serem visitadas na Toscana e um curso de sommelier. Abs, Mariana.

    • mazzeimazzei escreveu:

      Ei Mariana, tudo bem? mande um abraço ao Pedro Ivo. Eu também estive na turma do doutorado da Roma TRE, assistindo umas aulas (na época do Zaneti). Eu não me recordo agora de um bom curso de sommelier em Roma (sei que há vários em Siena e Florença), mas vou pesquisar e te falo, Agora quanto à Toscana pode deixar que vou mandar um roteiro legal (veja qtos dias vc´s querem viajar e me passe por e-mail). Com o tempo de vc´s eu mando um roteiro e quem sabe faço até um post para o blog. Duas dicas, desde logo: fique uns dias na cidade de Cortona (que é pequenininha e linda) , depois fique uns dias dentro do coração de Chianti – região do Chiati Classico – Galo Nero (se possível se hospede no Castelo de Fonterutoli, da família MAZZEI – isso mesmo da “minha familia”, rsrsrsr – o local é maravilhoso). Quanto aos vinhos há uma enormidade (quase infinita) de sugestões. De plano, tente (se possível) dar preferência aos vinhos da Toscana da safra 2004 e 2006 (as 2007 e 2008 tb são boas). Vou ver se faço uma lista de vinhos italianos até 10 euros e te passo (pois, como a estadia é longa, é bom economizar). Nesta faixa de preço vc encontrará bons Rosso di Montalcino, Rosso di Montepulciano e alguns “pequenos supertoscanos” como é o caso do Braccale Rosso Maremma (produzido por Jacopo Biondi Santi). Todos estes vinhos vão combinar com o pão italiano com pasta de alho e parrmesão. Abraços nos dois e pode contar com as dicas, afinal o blog é sobre Vinhos e Viagens…. rsrsrs, Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>